website logo

Ciência de Dados: o que faz e como é o curso tecnólogo?

Eles fazem diagramas, gráficos e tabelas para representar tendências e previsões. A sumarização de dados ajuda as partes interessadas a entender e implementar os resultados de forma eficaz. Já o analista de dados, precisa ter alta capacidade analítica, além de uma boa afinidade com números e estatísticas. Neste caso, o conhecimento em linguagens de programação até pode ajudar, porém, não é o foco deste profissional.

Então, em uma camada tão extensa de possibilidades para um profissional cada vez mais procurado, vagas não faltam. A necessidade maior está em encontrar Cientistas de Dados capacitados e com até mesmo criatividade suficiente, tudo para poder explorar uma onda quase infinita de detalhes. Porém, eles são a base e se organizados por região e horizonte temporal podem trazer informações sobre o comportamento de crescimento da população. Uma vez organizados é possível observar padrões que podem se transformar em informação e, no contexto adequado, oferecer uma porta de entrada para a compreensão mais ampla do fenômeno em estudo. Sendo assim, a principal diferença entre ciência e engenharia de dados é a sua aplicabilidade teórico-prática. Como mencionado, não há teoria sem prática, assim como não há prática sem teoria.

Banco de Dados

As habilidades técnicas são essenciais para um cientista de dados desenvolver seu trabalho com excelência. Elas serão adquiridas através de um curso de educação superior relacionado a área de Ciência de Dados. Por isso, é importante ficar atento às habilidades requisitadas por cada processo seletivo. Atuar como cientista de dados é possuir múltiplas competências e saber se adaptar a diferentes contextos empresariais. Esse profissional terá a expertise necessária para traçar comunicação entre os dados e apresentar os resultados.

ciência de dados o que faz

O programa de computador ou algoritmo pode analisar dados anteriores e prever picos de reservas para determinados destinos em maio. Tendo previsto as futuras necessidades de viagem de seus clientes, https://www.scoop.it/u/tumpa54dfg a empresa poderia iniciar a publicidade direcionada para essas cidades a partir de fevereiro. Um analista de dados, por exemplo, deve entender estatísticas descritivas e inferenciais.

Quais são as ferramentas utilizadas em ciência de dados?

No entanto, em casos específicos, a busca por algoritmos inovadores pode justificar a implementação do zero. Embora o conhecimento teórico seja essencial, na prática, os cientistas de dados frequentemente utilizam bibliotecas consolidadas como Scikit-Learn, Pandas, TensorFlow e PyTorch. Essas ferramentas oferecem alta performance, interfaces intuitivas https://500px.com/p/wojis64155 e abstraem a complexidade matemática, permitindo que os profissionais foquem mais na compreensão do problema de negócio e na modelagem dos dados. Por fim, para conseguir vender esses dados, é interessante entender que eles sempre contam uma história. Por isso, o storytelling para o cientista de dados acaba sendo uma habilidade importantíssima.

A fase de preparação ou processamento dos dados se inicia logo após a realização da coleta. Por esse motivo, não eram comuns especializações na área, principalmente graduações. Contudo, hoje você https://yizhanverse.mn.co/posts/54110825 pode se especializar com bootcamps, trilhas de aprendizado, pós-graduação e MBAs específicos. Quando se trata da origem da Data Science, é preciso entender que essa área não surgiu do nada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *